Conheça 5 estratégias básicas de SEO para o seu site

Definições básicas de SEO

Apesar do destaque das grandes empresas e multinacionais no ranking de pesquisas, pequenos e médios negócios também podem conquistar seu lugar ao sol. Para saber como melhorar seu ranking realizando definições básicas de SEO, acompanhe nossas dicas a seguir.

Muitos pequenos e médios negócios sonham ocupar a primeira página de busca do Google e de outros sites e sistemas de pesquisa, mas acreditam que este é um privilégio para poucos, o que não é uma verdade.

 

Principais definições básicas de SEO

Com ajustes SEO em sua estratégia, é possível adaptar melhor seu site e incrementar seu desempenho. Para realizar isto rapidamente, experimente implantar ações como:

 

Planejamento de palavras-chave

O ponto principal de qualquer estratégia SEO, seja ela básica ou avançada, é iniciar o planejamento de palavras-chave, definindo a estratégia de otimização, com temas, assuntos e termos relacionados ao seu negócio.

Antes de iniciar qualquer campanha, produzir conteúdos ou criar anúncios, determine as palavras-chave principais a serem trabalhadas. Para localizar oportunidades, uma das formas de começar é utilizando os recursos gratuitos básicos do Google Trends e do Google Adwords, por exemplo.

Para relatórios mais completos, que incluam comparativo direto com concorrentes, informações detalhadas sobre uma lista de palavras-chave relevantes, desempenho de campanhas patrocinadas, em redes sociais e muito mais, vale à pena investir em recursos de análises pagos como o Alexa ou SemRush.

 

Definições Title Tag (H1, H2, H3)

Um dos segredos do bom posicionamento na internet é a organização do seu conteúdo, acredite. Por isto, além de criar textos e materiais em diferentes formatos que tenham temas relevantes e contenham as palavras-chave necessárias para um bom desempenho, experimente organizar melhor este conteúdo organizando e classificando os title tags.

Para isto, cheque agora mesmo como anda a disposição dos seus textos e a disposição dos títulos e subtítulos H1, H2, H3, entre outros. Sempre revise e inclua as palavras-chave em suas postagens e definições da página e também tenha atenção ao limite de caracteres, pois quando muito longos, podem ser desfavorecidos na exibição de buscas.

 

Meta Description

Este é um dos itens mais essenciais de sites e conteúdos a serem postados na internet. Assim como o título da postagem, ela tem um papel importante na apresentação do objetivo do seu conteúdo, sendo uma espécie de cartão de visitas.

No momento de definir a meta description, inclua:

 

  • a palavra-chave
  • indicações do que o visitante encontrará no conteúdo ou link
  • apenas promessas verdadeiras sobre o conteúdo
  • um texto atraente e sedutor
  • correspondência às expectativas indicadas

E não se esqueça que todas estas informações principais e características precisam caber em apenas 150 caracteres, sendo a responsável, na grande maioria dos casos, pela captação da atenção de seus clientes.

 

URL amigável

O endereço da página precisa garantir uma boa compreensão desde o início, por isso, facilite a vida do usuário, criando uma URL amigável, que indique claramente dicas do que ele encontrará. Para fazer isso, encurte o tamanho dos endereços e inclua a palavra-chave principal sempre que possível.

 

“Alt text” nas imagens

Não basta otimizar apenas o texto, é preciso estar atento também às imagens e não apenas na qualidade visual, mas também na descrição de cada uma delas, especialmente no campo “alt text”, que serve como referência para os robôs de busca.

Neste campo, faça a inclusão da descrição, incluindo as palavras-chave principais, para ajudar no posicionamento adequado nos rankings de busca.

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