Entender o público da sua escola nas redes sociais é uma peça-chave para um bom marketing digital. Assim, é possível divulgar a escola, se relacionar com o público (alunos, pais e responsáveis) e captar novas matrículas.
Ter perfis oficiais da escola nas redes sociais é indispensável, afinal, 171,5 milhões de brasileiros estão conectados às mídias digitais. Isso representa 79,9% da população do país – ou 96,8%, se considerarmos apenas pessoas com mais de 13 anos. Estes são dados do estudo Digital 2022: Brazil, do Instituto Internacional DataReportal.
Além disso, é importante lembrar que as mídias digitais são parte essencial da socialização dos adolescentes atualmente. Para escolas, que devem atingir as gerações mais jovens, se manter fora das redes é impensável.
Porém, não basta apenas marcar presença nas redes sociais. Uma boa estratégia envolve saber usar ferramentas de marketing para manter um conteúdo relevante e competitivo.
Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a conhecer ferramentas úteis e tirar o melhor delas. Leia até o final para aprender novas formas de conhecer profundamente seu público!
Persona: Como definir e entender o público da sua escola
Primeiramente, um dos principais pontos do marketing é a segmentação do público e, consequentemente, a definição de persona da sua escola. Diferente de público-alvo, que é uma definição mais generalizada, a persona considera características mais específicas do indivíduo. Por exemplo: informações detalhadas sobre hábitos, estilo de vida e trabalho.
Assim, pode-se dizer que o conceito de público-alvo aborda a generalização do consumidor que pode ter interesse em seu produto ou serviço, enquanto a persona é a definição de seu consumidor ideal.
Definir a persona é essencial para planejar e direcionar as estratégias de marketing da sua escola, como o conteúdo que será produzido e a mensagem que será transmitida. Esse conceito pode ser trabalhado por diferentes tipos de escolas: escolas de idiomas, ensino básico, ensino técnico, graduação e pós-graduação e escolas de cursos livres.
Como cada uma dessas escolas tem um determinado perfil de público, isso interfere na maneira como a escola deve se comunicar com seus alunos. Por exemplo, uma escola de ensino infantil ao médio se comunicará com os pais, enquanto que uma faculdade e uma pós-graduação se direcionarão diretamente para o aluno.
De início, um primeiro passo que pode ser tomado para definir a persona e entender o público da sua escola é conversar com alunos atuais. A partir deles, é possível coletar informações que os fizeram escolher a sua escola para estudarem, além de outros dados, opiniões, interesses pessoais e profissionais.
Ferramentas para a definição da persona
Make my Persona
Para quem não conhece a Hubspot, ela é a maior ferramenta de automação de Marketing do mundo e uma das precursoras do Inbound Marketing. Uma etapa essencial na metodologia Inbound é a construção das personas que terão algum tipo de interação com o seu conteúdo, produto ou serviço.
Como uma ferramenta, a Hubspot frequentemente lança novidades com o intuito de ajudar profissionais e empresas que desejam trabalhar com Inbound Marketing. Uma delas é o Make my Persona, que nada mais é que um site que auxilia o usuário na criação de personas.
A Make my Persona é uma ferramenta prática com avatares pré-prontos. Basta preencher as informações adquiridas em pesquisas com os alunos ou responsáveis. A ferramenta é gratuita, porém é importante destacar que é inteira em inglês.
O Gerador de Personas
A Rock Content criou uma ferramenta em parceria com a Resultados Digitais para facilitar a criação de personas.
As 2 empresas são as maiores em seus segmentos de atuação aqui no Brasil, respectivamente Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Assim, é comum ver as duas empresas se unindo para criar estudos, pesquisas, ferramentas e ações com o intuito de educar o mercado.
Uma dessas iniciativas foi o Gerador de Persona, que é bem intuitivo e tem o funcionamento muito semelhante com o Make my Persona. Com essa ferramenta, você também terá facilidade de preencher informações e concluir o trabalho com um layout pré-pronto para baixar.
Quais os próximos passos para entender o público da sua escola?
Com o arquivo da persona em mãos, todo o trabalho de marketing que virá adiante será mais assertivo. Seja esse trabalho feito por uma equipe interna, ou por uma agência especializada como a Wevolux, a clareza sobre as características e hábitos do público ideal facilitará campanhas e conteúdos.
1 – Acompanhe o engajamento nas redes sociais
Primeiramente, é muito útil buscar as interações dos seus seguidores com a sua escola, seja na forma de curtidas, comentários, menções, etc.
Veja quantas pessoas seguem seu perfil, compartilham itens que você postou, respondem às suas postagens ou perguntas e se envolvem com seu conteúdo.
Ver aumentos ou diminuições no engajamento com seu conteúdo pode ajudá-lo a entender melhor até que ponto o conteúdo interessa os seus seguidores.
Desse modo, você pode entender melhor o que eles querem saber sobre. Além disso, essa prática ajudará a entender como a sua marca pode aumentar o nível de engajamento.
2 – Descubra como as pessoas ficam sabendo da sua marca
Saber com que frequência as pessoas descobrem a existência da sua marca, produtos e/ou serviços pode fornecer uma excelente compreensão de seu alcance.
Falar com novos clientes para saber mais sobre onde eles ouviram falar de sua empresa pode ajudá-lo a descobrir essas informações.
Saber de onde vem o seu tráfego o ajudará a continuar colocando ênfase nesses canais, o que em troca, melhorará as suas taxas de venda.
3 – Observe as menções à sua escola
A rede social também funciona como uma ótima plataforma para saber o que as pessoas estão falando sobre você e sobre sua escola.
Configurar alertas para rastrear quando as pessoas discutem sua escola pode ajudar você a acompanhar essas conversas e responder dúvidas quando necessário.
4 – Faça a gestão de seus anúncios
Os anúncios de rede social também podem oferecer uma excelente oportunidade de entender o público da sua escola e promovê-la com assertividade.
Use as ferramentas da plataforma para acompanhar seu envolvimento com o anúncio e ver como ele influencia o comportamento em seu perfil, bem como o número de seguidores da sua instituição de ensino.
A gestão de tráfego pago é essencial para uma estratégia de marketing de rede social bem sucedida. Para isso, você pode recorrer a uma agência especializada em marketing educacional.
Sua escola pode crescer com marketing digital
Neste artigo, você viu que a rede social oferece uma série de oportunidades para as marcas se envolverem com seu público-alvo e criar reconhecimento e gerar leads. Além de entender o público da sua escola, você pode usar das redes sociais para estreitar o relacionamento com este público, e até mesmo conquistar novas matrículas.
Saber como acompanhar esse progresso pode ajudar você a aproveitar ao máximo o canal. Para isso, a Wevolux está sempre atenta às soluções digitais que mais se encaixam para instituições de ensino, já que somos especialistas em atendê-las. Vamos conversar?