Relembrando rapidamente ou apresentando este conceito, caso ainda não conheça, um site responsivo é aquele que possui um layout que se adapta a diferentes formatos de dispositivos, como celulares, tablets, entre outros.
Com o crescimento do acesso à internet por dispositivos móveis, desde 2015, desenvolver um site responsivo se tornou mais que uma simples tendência, passou a ser uma necessidade.
Neste processo, é preciso pensar na tecnologia, no layout do site e também nas estratégias de marketing que serão aplicadas, para que tudo funcione bem, seja agradável e atrativo aos clientes, favorecendo a conversão e o crescimento dos resultados.
Como acertar no layout do site responsivo
Há muitas recomendações técnicas que podem ser aplicadas para o design responsivo funcionar bem, o ideal na verdade é contar com uma ajuda profissional para implantar todos os cuidados técnicos necessários e checar o desempenho, para garantir uma boa aparência e um excelente desempenho.
Apesar da ajuda profissional, mesmo que você não entenda muito desta parte tecnológica, ainda precisará de critérios para avaliar o desempenho do profissional que contratar. Saiba que entre os pontos indispensáveis para observar e exigir em um layout de um site responsivo eficiente estão:
- Atenção à qualidade das imagens
- Originalidade do projeto especialmente comparado com concorrentes
- Usabilidade para os visitantes
- Fique atento à qualidade e disposição do conteúdo
- Inclusão de call-to-action (chamadas para ação)
Mas não basta só pensar nesses pontos, é preciso cuidar de vários outros aspectos pra não acabar errando no layout de seu site. Você sabe quais são os 6 erros mais comuns no planejamento do layout de seu site? Confira clicando aqui.
Dicas para testar o desempenho do site responsivo
Se você deseja saber como seu site se comporta em alguns tipos específicos de dispositivos, pode experimentar realizar testes utilizando o Responsinator, um aplicativo que permite verificar a aparência de seu site em aparelhos como iPhone, iPad, Android e Kindle, por exemplo.
Para avaliar a velocidade da sua página, uma das alternativas é o PageSpeed Insights, uma funcionalidade do Google, já muito conhecida, que possui um sistema de análise direcionado especificamente ao desempenho mobile.
Com a ajuda dele é possível ter uma avaliação rápida com nota de 0 a 100 do desempenho da velocidade do site, além de receber recomendações com orientações diretas das melhorias necessárias.
Mais uma opção para checar a qualidade e o desempenho do seu site responsivo é o I am Mobile, uma ferramenta que ajuda a descobrir informações importantes sobre o desempenho de funções como a presença de metatag, viewport, uso de touch-icons, verificação de tags amigáveis, entre outras funções.
Embora não seja extremamente preciso, ele atribui uma nota de 0 a 8 e entrega uma série de recomendações que ajudam na otimização do seu site, uma ótima alternativa para redirecionar estratégias.