Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Dicas para ter um site responsivo eficiente

Relembrando rapidamente ou apresentando este conceito, caso ainda não conheça, um site responsivo é aquele que possui um layout que se adapta a diferentes formatos de dispositivos, como celulares, tablets, entre outros.

Com o crescimento do acesso à internet por dispositivos móveis, desde 2015, desenvolver um site responsivo se tornou mais que uma simples tendência, passou a ser uma necessidade.

Neste processo, é preciso pensar na tecnologia, no layout do site e também nas estratégias de marketing que serão aplicadas, para que tudo funcione bem, seja agradável e atrativo aos clientes, favorecendo a conversão e o crescimento dos resultados.

 

Como acertar no layout do site responsivo

Há muitas recomendações técnicas que podem ser aplicadas para o design responsivo funcionar bem, o ideal na verdade é contar com uma ajuda profissional para implantar todos os cuidados técnicos necessários e checar o desempenho, para garantir uma boa aparência e um excelente desempenho.

Apesar da ajuda profissional, mesmo que você não entenda muito desta parte tecnológica, ainda precisará de critérios para avaliar o desempenho do profissional que contratar. Saiba que entre os pontos indispensáveis para observar e exigir em um layout de um site responsivo eficiente estão:

  • Atenção à qualidade das imagens
  • Originalidade do projeto especialmente comparado com concorrentes
  • Usabilidade para os visitantes
  • Fique atento à qualidade e disposição do conteúdo
  • Inclusão de call-to-action (chamadas para ação)

Mas não basta só pensar nesses pontos, é preciso cuidar de vários outros aspectos pra não acabar errando no layout de seu site. Você sabe quais são os 6 erros mais comuns no planejamento do layout de seu site? Confira clicando aqui.

 

Dicas para testar o desempenho do site responsivo

Se você deseja saber como seu site se comporta em alguns tipos específicos de dispositivos, pode experimentar realizar testes utilizando o  Responsinator, um aplicativo que permite verificar a aparência de seu site em aparelhos como  iPhone, iPad, Android e Kindle, por exemplo.

Para avaliar a velocidade da sua página, uma das alternativas é o PageSpeed Insights, uma funcionalidade do Google, já muito conhecida, que possui um sistema de análise direcionado especificamente ao desempenho mobile.

Com a ajuda dele é possível ter uma avaliação rápida com nota de 0 a 100 do desempenho da velocidade do site, além de receber recomendações com orientações diretas das melhorias necessárias.

Mais uma opção para checar a qualidade e o desempenho do seu site responsivo é o I am Mobile, uma ferramenta que ajuda a descobrir informações importantes sobre o desempenho de funções como a presença de metatag, viewport, uso de touch-icons, verificação de tags amigáveis, entre outras funções.

Embora não seja extremamente preciso, ele atribui uma nota de 0 a 8 e entrega uma série de recomendações que ajudam na otimização do seu site, uma ótima alternativa para redirecionar estratégias.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Mantenha-se atualizado com os nossos últimos posts

Ao tentar construir o seu site, você pode ter encontrado a necessidade de ter uma landing page. Essa ideia pode levar você a se…
Apesar das facilidades que a internet proporciona, é preciso criar um planejamento mais completo e dedicado para desenvolver um projeto não apenas bonito, mas…
Embora existam infinitas ofertas de serviços que constroem sites em poucos passos, não se iluda, para realmente conseguir tornar sua presença na internet relevante…