Como usar a internet em salas de aula para motivar alunos

Internet em salas de aula

A tecnologia está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas, especialmente jovens e crianças, por isto, para se comunicar com eles, professores e escolas vêm se adaptando e utilizando a internet em salas de aula para acompanhar este movimento.

Há escolas brasileiras que vêm se adaptando gradualmente para permitir o acesso à internet em salas de aula, mas ainda há muito espaço para ser explorado e se igualar ao nível de desenvolvimento tecnológico já presente em escolas em outros países.

No Brasil há algumas escolas da rede particular que oferecem salas de aula onde cada aluno possui opções tecnológicas sofisticadas como uma carteira digital, com diversos recursos interativos inclusos.

Escolas e professores com esta possibilidade já podem obter e disponibilizar aos alunos conteúdos digitais de alta qualidade utilizando ferramentas conectadas à internet como o Google, Wikipédia, blogs, ambientes virtuais, videoconferências etc.

Entretanto, mesmo instituições que não possuem recursos como as carteiras digitais, podem pôr em prática soluções interativas usando a internet em salas de aula com a ajuda de telões, notebooks, tablets e até mesmo celulares.

 

Opções de integração da internet em salas de aula

Muitas são as soluções possíveis para aliar formas de ensino com o uso da internet em sala de aula. Algumas alternativas de exposição de conteúdo podem envolver:

Videoconferências – com transmissão de aulas ou participação de outros professores apresentando conteúdo relevante ao vivo, podendo ser apresentado tanto dentro quanto fora da sala de aula tradicional.

Aulas interativas – onde podem ser apresentados conteúdos diretamente da internet e projetados em telões ou em computadores, tablets e celulares de alunos.

Uso de ambientes virtuais – com a construção de salas digitais onde tarefas complementares podem ser encaminhadas para realização fora do horário de aulas e posteriormente podem ser apresentadas durante as aulas.

Além das opções acima, existem muitas outras possíveis já postas em prática por algumas escolas ou que ainda estão em desenvolvimento, mas para usá-las com eficiência, é preciso também modernizar a presença online da sua escola.

 

Soluções web para destacar escolas na internet

O passo fundamental é investir em um site profissional, otimizado corretamente para favorecer o SEO, (leia mais sobre este assunto neste nosso artigo), com um design atraente e versátil para se comunicar com os seus principais clientes: os alunos, responsáveis e clientes internos como professores e equipe pedagógica.

Sites de escolas modernas precisam ser mais do que simples páginas de propaganda sobre seus cursos e a estrutura oferecida. Para destacar sua escola na internet é importante criar um site com potencial de criação e distribuição de conteúdo relevante.

Para checar se seu site está cumprindo esta missão com eficiência ou para desenvolver uma nova página com uma plataforma personalizada, siga as recomendações em nosso artigo 7 motivos para investir em um sistema web personalizado e fale conosco agora mesmo para iniciar um projeto de site educacional competitivo e moderno. Solicite uma consultoria agora e confira!

Posts Recentes

Fechar Menu
plugins premium WordPress